Blogue

Celebrar a Vida

Faz hoje um mês que celebrei as minhas 45 voltas ao Sol. Adoro celebrar a vida, celebro o mês de agosto inteirinho, cada dia desse mês celebro-me com mais intensidade e presença do que nos restantes meses do ano. Este ano experimentei algo novo. Celebrar-me no SILÊNCIO. Que desafio!

Há mais de uma década, quando estava em gestação silenciosa a transformação da minha vida, sonhei fazer um retiro vipassana*. Na altura, em pleno esgotamento físico e intelectual sentia não ser o momento. Mas na minha vida saboreio os sonhos deixando-os apurar tal como um saboroso refugado servido num almoço de domingo. Então deixei a ordem das coisas surgir e esperei.

Uns anos mais tarde, na formação em Mindfulness encontrei um sítio especial para o silêncio, um lugar pleno no silêncio que sempre gostei de ocupar, mas que me trazia estranheza. Serenei nesse lugar pleno de silêncio e esperei.

Quando sabemos esperar, o tempo regula a ordem das coisas, e o tempo levou-me à formação em Meditação Transpessoal onde o silêncio veio ocupar um lugar ainda mais particular na minha vida, onde adquiri maior compreensão da sua dimensão. Neste lugar de abertura de consciência, esperei.

O sonho do retiro vipassana germinou, cresceu a vontade, cresci também eu nesta década que passou e este ano senti-me pronta. É agora, disse a minha alma!

Encontrei o local (em Espanha) que senti ser o lugar certo para mim neste momento e intencionei…

“Este ano realizo o tão sonhado retiro vipassana.”

Os cursos no mosteiro que escolhi têm muita procura e não é fácil conseguir vaga. Inscrevi-me para o curso de fevereiro… Mas não consegui vaga…. Inscrevi-me para o curso de agosto e… não consegui vaga!

Mas a vida ensinou-me que há muitos caminhos que nos levam onde queremos ir e eu sentia de me oferecer como presente este ano um retiro de silêncio. Já não me prendo na perfeição das expectativas, já não resisto à minha intuição, hoje permito-me viver livre e leve.

Criei a minha oportunidade de retiro de silêncio, aceitando e aproveitando o que a vida me deu. Uma semana em casa sozinha, imaginem quando? Nos meus anos! Foi esta a prenda do Universo para mim! Uma semana perfeita para o meu retiro em casa.

Naturalmente não é a mesma coisa, um retiro em casa ou num mosteiro. Mas digo-vos que não sei se em casa não será ainda mais desafiante, com tanto que nos é familiar e nos estimula as lembranças ou nos recorda as tarefas pendentes.

Foi desafiante não comunicar com os meus filhos e com o meu marido.

Foi desafiante estar em casa e abstrair-me do tanto que este espaço me diz.

Foi gratificante cada momento que me permiti viver neste retiro.

Foi gratificante sentir que a minha vontade supera qualquer obstáculo que surge na minha mente.

Intensificou ainda mais a minha vontade de realizar o retiro vipassana no mosteiro. Ajudou-me a tornar mais presente a intenção de realizar este retiro!

E assim, com persistência e alegria, sigo o meu caminho celebrando a vida a cada acordar!

Um abraço com Amor.

*que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia.

  1. Querida Olga
    Aí está uma experiência que acho não ser para mim. Uma semana? Inteirinha? Sete dias sem falar?
    A dois, três dias não diria que não. Uma semana, em casa, sem comunicação ou sons… Dou-lhe alvíssaras, muito respeitosamente (e também mando um beijinho)! 🙂

    • Querida Ana,
      Grata pelas palavras. Há os sons da vida que vão surgindo, só não há música e conversas. 🙂 E há também uma palestra no final do dia, com ensinamentos e reflexões. Mantive também essa parte do ritual, usando o que podia, neste caso palestras no youtube. Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. Uma curiosidade, o curso vipassana são 10 dias. 🙂 Um abraço com saudades. Olga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 emPowered by Plio

Certificação Mindfulness

Este programa é facilitado por uma formadora com certificação de competências pedagógicas e gestora de formação, com décadas de experiência, a mentora do projeto caracolga, Olga Prada. O seu trabalho e conduta de vida seguem as Directrizes de Boas Práticas para o Ensino de Cursos Baseados em Mindfulness, sugeridas pela British Association of Mindfulness-based Approaches.
O certificado é emitido pela empresa que acolhe este projeto, a Plio, empresa formadora certificada pela DGERT desde 2014.

Esta certificação vai habilitar-te a seres um agente de mudança na tua vida e na vida dos que te rodeiam.

Programa Viagem Aprofundamento

  • Semana 1. Introdução
  • Semana 2. Consciência corporal
  • Semana 3. Quietude e movimento
  • Semana 4. O poder do silêncio
  • Semana 5. As emoções primárias
  • Semana 6. As emoções primárias (continuação)
  • Semana 7. Quem Sou
  • Semana 8. Como levar estas práticas a outras pessoas
  • Semana 9. Integração
  • Semana 10. Retiro Presencial [Necessário para CERTIFICAÇÃO]

Para realizares este nível precisas de concluir a certificação Viagem inicial.

Programa Viagem Inicial

  • Semana 1. Mindfulness: o que é, princípios, origem
  • Semana 2. Mindfulness: benefícios, combater o stress
  • Semana 3. Meditação transpessoal
  • Semana 4. Respiração Consciente
  • Semana 5. Cultivar a gratidão
  • Semana 6. O poder dos pensamentos
  • Semana 7. O tempo
  • Semana 8. A compaixão
  • Semana 9. Integração
  • Semana 10. Retiro Presencial [Necessário para CERTIFICAÇÃO]

A Viagem Inicial começa a 24 de maio de 2024.

Preparado/a para entrar nesta aventura de autoconhecimento?